Prepara-se para perder peso
Os aspectos físicos, médicos e hormonais da obesidade e suas consequências para a saúde são muito bem entendidos pela medicina e pelas ciências biológicas. Porém, isto ainda não é o suficiente para a solução do problema.
O tratamento para o emagrecer, geralmente envolve dietas, orientação de exercícios físicos e medicamentos, quando necessários. Funciona bem para algumas pessoas que emagrecem e conseguem manter o peso.
No entanto, várias pessoas engordam novamente. E muitas nem conseguem perder peso. A grande dificuldade surge quando a cliente diz que tentou seguir a orientação, mas “não conseguiu”?
O que fazer então?
A maioria das pessoas sabe o que fazer. Em geral, não é a falta de informação que impede alguém de emagrecer e manter o peso. Então o que as impede? É isto que procuramos responder, em cada caso, com tratamento para emagrecer integrado com o Coaching. Descobrir esta resposta pode ser a grande diferença entre o sucesso ou o fracasso para emagrecer.
O Coaching pode atuar de forma integrada aos tratamentos convencionais para promover o emagrecimento e posteriormente a manutenção do peso.
O Coaching em saúde promove a autonomia dos pacientes através do aumento do entendimento a respeito de assuntos relacionados à saúde, dando-lhes maiores recursos para mudanças. Muitos clientes procuram as sessões de “Coaching para Emagrecer”, mas na verdade é necessário fazer um Coaching de Vida, pois para emagrecer e gerenciar bem o seu peso é fundamental gerenciar bem a sua vida.
O Coaching é moldado para cada pessoa e lida com a vida do cliente em todas as suas dimensões. Porém, esta abordagem necessariamente irá se ampliar para outras áreas da vida, como: saúde, relacionamento, trabalho, carreira, dinheiro, qualidade de vida, lazer, criação de filhos, entre outros.
Por isso, é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal. Além disso, atua em aspectos fundamentais para que o processo de perda de peso seja eficaz e saudável e vai ensinar você a: encarar seu projeto de emagrecimento com outros olhos e outros pensamentos, identificar e reagir contra seus pensamentos sabotadores, mudar comportamentos que parecem impossíveis de mudar, rever suas ideias a respeito de hábitos que prejudicam o desempenho da sua dieta, bem como incentivar você a ver de forma positiva aquilo que antes você via como puro sofrimento para emagrecer, ter hábitos mais saudáveis na sua rotina, sem que isso seja visto de forma negativa.
Milena Della Testa
Psicologa | Coach | Esteticita.
Fonte: Revista Guia Bebê | Edição 15 | Segundo Semestre 2013 | Página 60