Como previnir e tratar
Estrias é um processo degenerativo cutâneo benigno, caraterizado por lesões atróficas em trajeto linear, que variam de coloração de acordo com sua fase evolutiva. São cicatrizes ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas e de colágeno geradas por estiramentos excessivo ou rápido da pele e por mudanças hormonais que acontecem durante a gravidez. Esta alteração hormonal pela qual toda gravida passa é devido a uma superprodução de estrógeno, hormônio que, em grande quantidade, interfere negativamente na fabricação de colágeno e elastina. Usualmente começam a surgir cerca do segundo trimestre, aparecendo mais comumente na zona do umbigo e espalhando-se pela barriga, flancos, glúteos e mamas. Esta fase é quando a gravidez está no seu auge, e a rapidez da dilatação da pele é maior. Contudo, se a gravidez for múltipla, a probabilidade de desenvolver estrias é maior, pois a pele tem de esticar muito mais. A pele é um tecido elástico, mas ela pode chegar ao limite de sua elasticidade, e é quando as estrias costumam aparecer. Existe também a predisposição genética e familiar, assim como a foto tipo da pele. Peles mais claras são mais propensas as ter estrias.
Para a prevenção das estrias existem atitudes e cuidados simples que você pode tomar durante toda a gestação, são eles: controle do peso, manter a dieta balanceada, pratique exercícios físicos, beba bastante água, hidrate a pele e use cosméticos específicos para gestantes, use roupas confortáveis, assim como um sutiã adequado e do tamanho correto, invista nas sessões de drenagem linfática.
No pós-parto podemos contar com alguns tratamentos que são indicados e parte deles somente após o período de amamentação. O tratamento deve ser feito por um profissional de estética especializado, a fim de minimizar essas atrofias. Os mais recomendados e com bons resultados são: microdermoabrasão, micropuntura, peeling químico com radiofrequência e laser. Infelizmente, não há milagre e não há cura. O que é possível conseguir como resultado é a diminuição de tamanho, largura e espessura, melhorando assim o seu aspecto e cor. Engordar demais durante a gravidez é prejudicial para a saúde da mulher, do bebê e para a aparência da mamãe e influência positivamente no aparecimento das estrias. Além de afetar o emocional e sua autoestima. Por isso é importante prevenir!
Milena Della Testa
Psicologa | Coach | Esteticita.
Fonte: Revista Guia Bebê | Edição 17 | Segundo Semestre 2014 | Página 79